Pesquise aqui :

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como gravar um (cd) trabalho gastando pouco ?


Dae galera, blza...
O primeiro passo para gravar um bom trabalho e gastar pouco é escolher as músicas. Não recomendo gravar um cd com com muitas músicas porque você vai gastar muita grana com estúdio, edição, mixagem e masterização.
Separe umas 20 músicas escolha entre elas as que agradam mais a galera peça ajuda dos amigos, fãs, pessoas próximas se puder ajuda de um profissional (produtor). dentre as 20 separe entre 10 e 12 músicas que vão para o cd.

Segundo passo, ensaiar muito antes de procurar um estúdio, se não você vai gastar 3 vezes mais só com estúdio fora as edições...
Nos ensaios procurar ensaiar só as músicas da banda e só as músicas que serão gravadas. É preciso ter um metrônomo no ensaio, uma dica é ligar o metrônomo junto com a voz para todos da banda acompanhar.
(metrônomo é um aparelho que marca o tempo das músicas, BPM, pode ser analógico ou digital)
Se a galera não se adaptar, não conseguir ensaiar com ele passa só para o batera e o baixista pelo menos esses dois tem que estar em cima do metrônomo senão o ensaio é em vão porque no estúdio as gravações são feitas todas em cima do metrônomo. Beleza a banda ta ensaiada, todas as introduções, solos, paradas, finais, vozes, backings, tudo perfeito e em cima do metrônomo.

Terceiro passo encontrar o estúdio.
Procure estúdios que gravaram bandas do seu estilo, peça referencias no estúdio trabalhos gravados no seu estilo, se todos da banda gostaram dos timbres, da mixagem blza achamos o estúdio.
Quarto passo a gravação.
Uma dica legal é não ter intervalos muito grandes nas gravações, procure agendar no estúdio dias seguidos sem intervalos para não perder o pique da gravação.
"Uma dica é não gravar mais de 6 Hrs por dia porque a gravação depois de 5/6 hrs não rende só estressa os músicos e os técnicos do estúdio."
No hora de gravar faça uma gravação "ao vivo" batera, baixo e guitarra valendo e o vocal fazendo uma linha pra banda não se perder na música. Cada músico separado nas salas de gravação, se o estúdio for pequeno e não tiver 2 ou mais salas de gravação grave baixo e batera junto. agiliza bastante o processo. se puder gravar baixo, batera e guitar e a banda estiver bem ensaiada em uma semana ta gravado baixo e batera as vezes até a guitar, depois vem solos, violões, teclados, metais, percussão, voz e backings...
Em um mês ta gravado se a galera estiver bem ensaiado e se for uma banda pequena com 4/5 músicos. Depois vem as edições do estúdio, mixagem e masterização se os técnicos do estúdio forem esforçados mais um mês ta pronto o disco.
Uma dica legal é, se a banda não tiver instrumentos de qualidade, emprestar de amigos ou alugar geralmente nos estúdio os técnicos vão te informar qual é o melhor instrumento para gravar e onde você pode alugar.
"Se o seu instrumento for mais ou menos e você quiser gravar com ele mesmo o cd também vai ficar mais ou menos, estúdio não faz milagre"
Enquanto os técnicos do estúdio estão fazendo as edições, mix e master é legal a banda escolher a música de trabalho e pedir para o estúdio entregar essa primeiro com uma pré-masterização pra banda divulgar sua música de trabalho para os amigos, rádios, contratantes, produtores, gravadoras, e já começar a trabalhar com a divulgação, na net principalmente.
Depois é só mandar prensar as cópias e fazer o show de lançamento e fazer sucesso...hehehe



É isso, sorte e sucesso ai pra vocês...
Aquele abrasssssssssssssss e té breve...
Se gostou indique para um amigo, se não gostou indique para um inimigo.rsrsrsrs...
Vida longa ao blog do deco 2009.

Um comentário:

Andre disse...

Parabéns pelo site, os textos estão bem legais! Linkei você lá no Por Essas Bandas.

Até mais!