Pesquise aqui :

quarta-feira, 24 de julho de 2013

White Rabbit - Jefferson Airplane (Top500rock)

"White Rabbit" é uma canção de rock psicodélico lançada em 1967 como segundosingle de Surrealistic Pillow, o segundo álbum da banda estadunidense Jefferson Airplane. Atingiu a oitava posição na Billboard Hot 100, se tornando uma das canções mais conhecidas da banda nos Estados Unidos.



Uma das primeiras composições de Grace Slick, escrita em 1966, "White Rabbit" traça paralelos entre os efeitos alucinógenos do LSD e o mundo imaginário de Lewis Carrollem suas obras Alice no País das Maravilhas (1865) e Alice através do Espelho (1871). Eventos dos livros como a mudança de tamanho após comer cogumelos ou beber líquidos desconhecidos são mencionados.
No perfil de Grace no site oficial da banda1 é citado que, para Grace, a intenção da canção era como um "tapa" aos pais que lêem histórias infantis tais quais a de Alice (em que ela usa diversas substâncias alucinógenas para mudar a si mesma), e depois se perguntam porque seus filhos começam a se drogar. Para Grace e outros da década de 1960, as drogas eram parte inevitável de um processo de transcendência da mente e experimentação social.
Com um crescendo similar ao empregado por Maurice Ravel em seu famoso Bolero, e tendo forte influência da música espanhola, a composição e sua letra sugerem as distorções sensoriais experimentadas com o uso de alucinógenos. Assim como "Somebody to Love", esta canção foi trazida por Slick para o Jefferson Airplane de sua antiga banda, The Great Society, após ter substituído a vocalista original do Airplane, Signe Toly Anderson.
Canções posteriores de The Jacksons ("Can You Feel It") e Madonna ("Material Girl") utilizaram a mesma linha de baixo de "White Rabbit".

Nenhum comentário: