Uma das primeiras composições de Grace Slick, escrita em 1966, "White Rabbit" traça paralelos entre os efeitos alucinógenos do LSD e o mundo imaginário de Lewis Carrollem suas obras Alice no País das Maravilhas (1865) e Alice através do Espelho (1871). Eventos dos livros como a mudança de tamanho após comer cogumelos ou beber líquidos desconhecidos são mencionados.
No perfil de Grace no site oficial da banda1 é citado que, para Grace, a intenção da canção era como um "tapa" aos pais que lêem histórias infantis tais quais a de Alice (em que ela usa diversas substâncias alucinógenas para mudar a si mesma), e depois se perguntam porque seus filhos começam a se drogar. Para Grace e outros da década de 1960, as drogas eram parte inevitável de um processo de transcendência da mente e experimentação social.
Com um crescendo similar ao empregado por Maurice Ravel em seu famoso Bolero, e tendo forte influência da música espanhola, a composição e sua letra sugerem as distorções sensoriais experimentadas com o uso de alucinógenos. Assim como "Somebody to Love", esta canção foi trazida por Slick para o Jefferson Airplane de sua antiga banda, The Great Society, após ter substituído a vocalista original do Airplane, Signe Toly Anderson.
Canções posteriores de The Jacksons ("Can You Feel It") e Madonna ("Material Girl") utilizaram a mesma linha de baixo de "White Rabbit".
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